HISTÓRIA DO JUDÔ: SHIRAN JIGORO KANO

   O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor Jigoro Kano(1860-1938), para melhorar sua saúde e diminuir sua fraqueza física. Era de baixa estatura, medindo 1,50 metro e seu peso, proporcional a altura, não ia além de 50 quilos. Aos dezessete anos, teve seu primeiro professor de ju-jutsu, mestre Fukuda, e dapós a morte deste, mestre Likudo. Uma vez que o ju-jutsu tradicional se baseava em apenas força física, buscou conhecimento também em outras escolas, para tanto estudando com persistência, o que lhe permitiu um pouco mais tarde formar um conjunto de técnicas, regras e princípios que viriam a modificar o seu estilo e criar o Judô que hoje conhecemos. Ao contrário do jiu-jitsu que era baseado no Shin-Ken-Shobu (vencer ou morrer) o Judô se baseava no estilo Yoshin Ryu (ceder para vencer).
Formado pela Universidade Imperial de Tóquio, em Letras e ciências estéticas e morais, no ano de sua formatura em 1882, funda sua escola, o Kodokan, na qual pretendeu impulsionar um novo método de luta, mais esportiva, mais intuitiva, mais segura e sem os segredos que impediam uma divulgação generalizada, para que todos pudessem usufruir, desde criança até adultos de idade mais avançada.

O judô teve uma grande aceitação no Japão, espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir técnicas do jiu-jitsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais orientais.

Jigoro Kano inseriu princípios da física a sua arte, como o equilíbrio, gravidade, deslocamento e criou o sistema de quedas de amortecimento, através de um ensino didático-pedagógico baseado em uma sistematização de técnicas e da prática fundamental em princípios filosóficos definidos, cuja finalidade era o aperfeiçoamento do ser humano.

Ao criar esta arte marcial, Sensei Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Após sua morte, surgiram as primeiras entidades da arte marcial em vários países, chegando ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.
 

Luta e regras

   As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

   Ippon: o objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra.

   Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.

   Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto.

Proibições

   No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.

Graduações (faixas)

   No Brasil, as graduações do judô são feitas através das cores das faixas, que são amarradas no quimono (Judogi). São elas (de menor nível para o maior): branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta – 1º Dan, preta – 2º Dan, Preta – 3º Dan, preta – 4º Dan, preta – 5º Dan, Vermelha e Branca – 6º Dan, vermelha e Branca – 7º Dan, vermelha e Branca – 8º Dan, vermelha – 9º Dan, Vermelha 10º Dan.

Confederações:

  • As competições internacionais de judô são organizadas pela ICSJ (Confederação Internacional de Judô Social).
  • No Brasil, a CBLJ (Confederação Brasileira de Ligas de Judô) organiza os campeonatos nacionais.
  • À nível Estadual, o judô de liga é representado pela LCJMS (Liga Confederada de Mato Grosso do Sul).

 

Conheça mais a história do Judô e de seu fundador,  Shiran Jigoro Kano no portal da wikipedia.

 

Liga Confederada de Mato Grosso do Sul
error

Gostou do nosso site? Divulgue para familiares e amigos :)