ELEIÇÃO DE PRESIDENTE, GRADUAÇÕES E LANÇAMENTO DE LIVRO DE GRANDES MESTRES, MOVIMENTOU O JUDÔ DA LCJMS E KODOKAN

No dia 27 de novembro aconteceu em Campo Grande o encontro de faixas pretas. Evento realizado pela Liga Confederada de Judô do MS (LCJMS)  e Confederação Brasileira de judô kodokan ( CBJK ), que contou com apoio da  Editora Boeno,  autora da revista Master Artes Marciais e 12° edição do  Livro dos Grandes Mestres.

O evento que ficou marcado na história do Judô Sul Mato-Grossense, teve início com as graduações de kius; onde foram contemplados os judocas, Sara Lopes Cavazzotti de SP e Robson Diego dos Santos Pereira Marques de Maracaju MS.

Já na segunda etapa foi a vez das graduações dos Yudanshas, a Nidan, grau alcançado pelo Senseis Itamar Jose da Silva Lançoni, Flavio Luiz Loureiro Cardoso, Rodrigo Escobar Silveira. Para o grau de Yondan Sensei Magno Moura Teixeira e Sensei Marcelo Hada. Oportunidade que também se realizou a homenagem a Tohoru Hada, um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do judô no MS.

Hada recebeu graduação Honrosa simbólica kodansha 7° Dan Nanadan, Também recebeu honraria Sensei Joel pelo trabalho realizado em prol ao Judô, foi elevado a 6° Dan Rokudan.

Durante o evento foi lançado oficialmente o sistema de graduação inédito, para judocas com autismo. Levantamento feito durante vários anos de estudos com autistas, trabalho feito pelo sensei Romeu Saravy Chita Junior, graduado em educação física com especialidade em TEA (Transtorno do Espectro Autista), onde foram graduados os judocas autistas Paulo Jr. e Romeu Saravy Jr.

Aproveitando a presença da maioria dos faixas pretas no evento foi lançado e aceito por aclamação o novo presidente da LCJMS Sensei Uilliam Cantini Cezar Ibarra, vai dirigir a LCJMS de 2022 a 2024.

Ponto marcante do evento foi a entrega do certificado de registro dos grandes mestres sendo primeiro há ganhar  este título nas artes marciais  no judô de MS, mestre NORITOSHI SATO 9º DAN, faixa vermelha pela CBJK ( Confederação Brasileira de Judô Kodokan ), presidente de honra da LCJMS e CBJK. Presidente da comissão de graus da liga e Confederação, começou aos 21 anos nos anos 1960, no dojo do Parque Dom Pedro II, na Associação Kodokan de judô  fundada pelo shihan Yoshio Kihara em 15 de outubro de 1966, recebeu seu certificado shodan e nidan direto da kodokan do Japão, assinado pelo filho do mestre Jigoro Kano ( criador do Judô ) Risie Kano, então presidente kodokan e FIJ na ocasião. No Mato Grosso do Sul, em 1986 atuou como técnico, a convite do presidente da federação da época Roberto Mitio Harada, assumindo como técnico na Associação Risie Kano, em 2000 e na Associação de Moradores do Bairro Amape de 2010 a 2014  onde morou.

12° edição Livro dos Grandes Mestres

O projeto Grandes Mestres é uma iniciativa do editor Fábio Amador Bueno e surgiu da necessidade de registrar o legado dos pioneiros de artes marciais, porém, com o tempo, passou a receber indicações de outros educadores (professores e mestres).

Além do incentivo e reconhecimento da sociedade, os participantes recebem exemplares da obra e também tem sua trajetória incluída neste portal.

Até o momento, o projeto editorial circulou em mais de 25 países, incluindo Japão, Coreia, China, Tailândia, Itália, EUA, Austrália, Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai.

Evento teve participação da Família Chita fundadores de Maracaju, família Hada, família Bossay, família Saravy Associação Viva Vida de Maracaju, Judô Social Zendokan Maracaju, Garagem Social Sonora, Judô Ouro Porto Murtinho, Associação Flor Cerejeira Autistas Campo Grande , Judô Liga São João Maria Vianney Campo Grande, projeto social Clube Franco Rezende, projeto judô vida ativa SP, apoio  Bueno Editora presidente Fabio Boeno, Revista Master , sindicato Servidores Público de Maracaju e Romeu Neto.

Redação: Paulo Roberto Banczek

Revisão: Comunicação e Mídias Digitais LCJMS.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error

Gostou do nosso site? Divulgue para familiares e amigos :)