NO DIA MUNDIAL DO JUDÔ, LCJMS/CBJK FALAM SOBRE O ESPORTE NA CÂMARA DE VEREADORES

Dia 28 de outubro é considerado o dia Internacional do Judô, homenagem ao nascimento do criador do judô, mestre Jigoro Kano. Ele nasceu em 28 de outubro de 1860, no Japão e durante toda a sua vida trabalhou e transformou o judô na ate marcial e esporte mais praticado no mundo.

Durante esta semana que antecede o dia, para comemorar a data entidades e judocas realizam atividades e apresentações no mundo todo.

Em Maracaju, atendendo uma solicitação do vereador Nego do Povo, antes da sessão ordinária desta terça-feira (26), Sensei Cleber dos Santos Pereira 5º Dan, foi convidado para falar sobre o assunto.

Durante cinco minutos, Sensei Cleber explanou sobre o judô e sua filosofia, mas deu ênfase a criação das Ligas e Confederadas, que nasceram de uma necessidade de levar o judô até as pessoas mais carentes através de um judô social, dando oportunidade a todos.

Explicou que as Ligas foram criadas através da Lei Pelé LEI Nº 9.615, DE 24 DE MARÇO DE 1998. Entre os benéficos a Lei Pelé estabeleceu criações e organizações de ligas regionais ou nacionais.

Fez também um breve histórico de judô em Maracaju, onde iniciou praticá-lo em1986, convite amigo hoje sensei Jose Luiz da Silva Moreira, aulas ministrada pelo sensei Jose Fernando Campos , na Escola Paroquial ( Escola Padre ) durante anos entrou nos tatames como atleta vários títulos estadual, regional, nacional e internacional. Como técnico da modalidade começou em 1996 na escola agrícola Laurindo Stragliotto, convite professora educação física Jaqueline Zanchett e diretor Valmor Cavada, escola obteve inédita primeira medalha de ouro para Maracaju no feminino com judoca Kelly de Souza Pereira e no masculino medalha prata com judoca Genislau Franco da Rocha ambos Escola Agrícola no jogos escolares Juventude.

Na LCJMS fez vários judocas campeões Brasileiro e internacional, destaque tri campeã brasileira Camila Carneiro Machado e a campeã internacional e universitária Jessica Carneiro Machado. Sensei Cleber dos Santos Pereira representante legal da LCJMS ( Liga Confederada de Judô do Mato Grosso do Sul) e da CBJK (Confederação Brasileira de Judô Kodokan).

Finalizando, Sensei Cleber agradeceu a oportunidade que a Câmara ofertou através do Vereador Nego do Povo, parabenizou a entidades que trabalham com o judô. “ As Ligas nasceram com a filosofia de fazer um judô social e principalmente formar cidadãos e pessoas de bem. Preparar crianças para o futuro, esse é o papel das ligas. Formamos campões nos tatames em várias competições, isso demostra que o trabalho está sendo bem feito.  Hoje estamos com representantes em 10 municípios do Estado MS, e CBJK pelo menos em oito Estados” no Brasil concluiu.

A Liga Judô LCJMS e CBJK , após a sessão realizou homenagem simbólica representando todos os judocas da liga judô de Maracaju e Confederação, com a entrega da medalha de ouro pela judoca Beatriz Nascimento Correia ao vereador Nego Povo, padrinho da Associação Comunitária Viva Vida.  A judoca Lorena Mendoça representando família judô de liga fez a entrega da medalha para presidente Associação Comunitária Viva Vida Euzeny Capichi Bello Cabral.

Redação: Paulo Roberto Banczek.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou do nosso site? Divulgue para familiares e amigos :)